Caminhos de São Saruê

,
Caminhos de São Saruê

Caminhos de São Saruê

O projeto “Caminhos de São Saruê” começa com um espetáculo de Teatro Popular (Mamulengo) para crianças de 0 a 6 anos (primeira infância) que se une a arte-educação, o fomento a leitura e a mídia digital para levar a um maior número de pessoas. O espetáculo tem a participação de dois importantes artistas brasileiros: o mamulengueiro Chico Simões (DF), criador do Mamulengo Presepada e da Vila Mamulengo e o músico Maciel Salu (PE). O projeto vai partir em caravana e percorrer 18 municípios dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Goiás. “Caminhos de São Saruê” firmou uma importante parceria com a Estante Mágica, maior projeto de incentivo à leitura do Brasil, para produzir durante a caravana, 18 livros infantis, um para cada município. Outro importante produto do projeto é um vídeo do espetáculo gravado na Vila Mamulengo, exclusivamente para o Youtube Kids e a realização das lives nas mídias sociais, possibilitando que as crianças e público em geral possam assistir o “Caminhos de São Saruê” e poder interagir com seus personagens. O projeto e seus produtos vão contar com uma forte estratégia de comunicação, com presença nas mídias tradicionais, digitais e criativas. As diversas redes dos profissionais e instituições envolvidas no projeto também serão uma importante ferramenta na divulgação, buscando sempre o fortalecimento da marca do patrocinador como importante incentivador da cultura popular brasileira.

Espetáculo – O espetáculo “Caminhos de São Saruê” apresentam as estórias contadas e cantadas do mito de São Saruê: uma terra do imaginário da cultura popular, onde todas as brincadeiras acontecem. Estruturado no teatro de bonecos (mamulengo), com Chico Simões atuando e Maciel Salu tocando rabeca e cantando, o espetáculo vai levar as crianças para um passeio aos lugares incríveis e mágicos das terras de São Saruê (rios de leite, pedras de rapaduras, nuvens de algodão doce), onde os bonecos do mamulengo (benedito, bastião, professor, mateus, boi, cobra, etc) vivem suas aventuras. Rico em cores, formas, diversão, palhaçadas e música, os personagens caminham e brincam com as crianças na plateia, onde elas vão poder tocar nos bonecos, conversar com eles e cantar juntos, numa interação lúdica e enriquecedora do imaginário infantil.

Livro- Os 18 volumes do livro “Caminhos de São Saruê” vão contar e mostrar as experiências das 50 crianças participantes de cada um dos 18 municípios por onde o projeto irá passar. Com desenhos, pinturas e textos produzidas por elas, após assistirem o espetáculo e fotografias produzidas pela equipe do projeto.
Após 60 dias o projeto voltará aos municípios para lançar o livro. Presenteando cada uma das 50 crianças com um exemplar, desenvolvendo em cada uma o gosto pela leitura a partir de um espetáculo de artes cênicas e de um livro construído por elas. Os livros serão distribuídos de forma gratuita.
Vídeo – O vídeo de 22 minutos será ambientado na linda Vila dos Mamulengos, em Olhos D´Água, distrito de Alexânia/GO. A vila possui um cenário natural, estúdios, casas antigas e um acervo com mais de 200 bonecos.

Habilidades

, , ,

Postado em

28 de abril de 2020

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest