Foto de capa: Abder Paz

 

De agosto a novembro, o Ponto de Cultura Invenção Brasileira irá realizar quatro oficinas voltadas para diferentes áreas das Artes Cênicas. As oficinas integram o projeto Brasília Cênica e são todas oferecidas gratuitamente à comunidade. As vagas são limitadas.

Para se inscrever, acesse o FORMULÁRIO ONLINE.


PROGRAMAÇÃO

  • A Arte Secreta do Mamulengo – Com Chico Simões
    31/08 a 09/11 (quintas), das 17h às 19h30
  • O Espírito do Boneco – Com Aguinaldo Algodão
    31/08 a 09/11 (quintas), das 19h30 às 22h
  • Iluminação Cênica – Com Miltinho Alves
    06/09 a 08/11 (quartas), das 20h às 22h
  • Escola Livre de Teatro – Com Abder Paz
    09/09 a 28/10 (sábados), das 10h30 às 13h

Chico Simões

 

SOBRE AS OFICINAS


A Arte Secreta do Mamulengo (Chico Simões)

A oficina A Arte Secreta do Mamulengo aborda a atualidade do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Uma oficina vivência para desvendar os aspectos invisíveis da brincadeira, somente perceptíveis pela observação atenta do comportamento físico do brincante, que, através do sincronismo entre voz, movimento, ritmo e sonoplastia, constrói a organicidade e o encantamento característicos do Mamulengo.

Chico Simões: É brincante, palhaço e ativista, criador e bonequeiro do grupo Mamulengo Presepada. Pesquisador incansável das culturas tradicionais, em 2017, completa 40 anos de carreira. Já viajou por todo o Brasil e por mais de 25 países com seus brinquedos encantados. Foi consagrado com diversos prêmios culturais de âmbito nacional. Criou e coordena o Ponto de Cultura Invenção Brasileira, espaço que semeia a tradição do Mamulengo e dos folguedos populares no Mercado Sul de Taguatinga.

 

Escola Livre de Teatro (Abder Paz)

A Escola Livre de Teatro propõe um caminho de construção da liberdade, através da vivência teatral, buscando relações de aprendizado horizontais focadas em trajetórias artísticas comprometidas com o pensamento e a prática coletivos. Nessa escola, jovens artistas e mestres mais experimentados podem “aprender a ensinar” a arte do Teatro, ao mesmo tempo em que amadurecem a seu próprio trabalho. A oficina aborda dramaturgia, pré-expressividade, dilatação, pantomima e mímica corporal dramática.

Abder Paz: É mímico profissional desde os 17 anos. Além da cênica em palcos e ruas, atua como arte-educador, promovendo o Teatro e a Mímica em projetos socioculturais e escolas públicas. Foi um dos jovens representantes no Ano do Brasil na França, em 2005, realizando performances em Paris, Montpellier e Aix-en-Provence. Já se apresentou na Alemanha e em diversos festivais pelo Brasil. É ativista do Movimento Cultural Mercado Sul Vive e gestor do Instituto Invenção Brasileira.

 

Oficina de Iluminação Cênica (Miltinho Alves)

A Oficina de Iluminação Cênica é uma proposta de capacitação aos profissionais que já atuam ou desejam atuar nos bastidores que dão luz, brilho e vida ao encantamento dos palcos. Facilitada por Miltinho Alves, a oficina abordará teoria e prática, onde os participantes aprenderão os elementos essenciais para criar um projeto de mapa de iluminação.

Miltinho Alves: É iluminador, diretor de palco, produtor e técnico de som. Há mais de 15 anos, atua na área de Iluminação Cênica em Brasília, tendo realizado a criação e a operação de luz de pequenos espetáculos a grandes festivais, bienais, projetos teatrais e shows. Já iluminou os palcos de Wander Lee, Paulinho Moska, João Bosco, Flávio Venturini, CCBB e Bienal Brasil do Livro e da Leitura.

 

O Espírito do Boneco (Aguinaldo Algodão)

A oficina trabalhará a construção e a manipulação de bonecos de Mamulengo com foco no repasse do espírito do Teatro Bonecos Popular do Nordeste e suas variadas de brincar. Através do conhecimento da sua natureza cênica e das distintas técnicas de confecção e construção, a oficina abordará a combinação entre o movimento e a manipulação dos bonecos. O participante aprenderá a utilização do espaço cênico de um ator bonequeiro.

Aguinaldo Algodão: É ator, mamulengueiro, arte-educador e artista plástico. Foi iniciado nas artes em 1980, a partir da vivência com mestres da cultura popular em Olinda (PE). Integrou vários grupos teatrais no Nordeste e em Brasília, como o Fruta Pão, Mamulengo Só Riso, Fantochito, Mamulengo Presepada, Retalhos e Esquadrão da Vida. Se apresentou por várias regiões do Brasil, América Latina e Europa. Preside a Associação Candanga de Teatro de Bonecos (ACTB) e integra o Ponto de Cultura Invenção Brasileira.

Pin It on Pinterest