Tradição universal. Peter Schumann disse que desde 1980 quando viu a exposição de mamulengos em Washington DC tinha vontade de assistir uma brincadeira. Ele curtiu demais, achou “fabulous” disse que estava “very happy”. Elka Schulman me acompanhou a uma apresentação na biblioteca pública de Glover, Vermont onde ela foi “good mather” de Baltazar.  O casal se animou e resolveu tirar do baú seus velhos “Kasper puppet”, me contaram com alegria histórias que eles apresentavam com os bonecos de luva. Nos divertimos muito comentando a universal rebeldia das tradições populares e outras lutas sociais que apesar de necessárias não precisam ser tristes. Fiz uma demonstração de trabalho para os atores do Bread e me comprometi a voltar um dia. Fiz novos velhos amigos e realizei um sonho que sonhei em 1981 quando vi em Brasília em um encontro da ABTB um documentário sobre o Bread and Puppet onde conhecemos os protestos contra a guerra no Vietnam realizados em New York e as atividades comunitárias na “fazenda” em Vermont.

Ps – Ao todo fiz 30 apresentações nos EEUU, em Festivais, Teatros, Centros Culturais, Universidades, Bibliotecas Públicas,  Escolas, No Bread and Puppet e num Café Teatro em Beltimore.

O pessoal que faz Punch and Judy aqui tá amando as novas possibilidades do mamulengo, eu digo que nossas raízes são no fundo uma só e que devemos sim desfrutar e aprender uns com os outros, para seguir vivos e ativos dentro da tradição.

Pin It on Pinterest